Quinta, 02 de Dezembro de 2021
30°

Muitas nuvens

Salvador - BA

Saúde Colunista

Quando abrimos janelas doentias nas pessoas?

Falar de janelas, reações emocionais, gatilhos mentais, tudo isso é extremamente importante e atual, cada ação ou reação nossa, está diretamente ligada a ativação dessas janelas.

18/10/2021 às 10h00 Atualizada em 19/10/2021 às 16h10
Por: Redação Fonte: Rosana Medina - Colunista
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Falar de janelas, reações emocionais, gatilhos mentais, tudo isso é extremamente importante e atual, cada ação ou reação nossa, está diretamente ligada a ativação dessas janelas.

JANELAS DA MEMÓRIA:

As janelas da memória são regiões de leitura formadas ao longo da vida. É onde ficam armazenadas todas as nossas experiências. O psiquiatra Augusto Cury, classificou de janelas neutras, light ou killer. 

Janelas Neutras:

Correspondem a mais de 90% de todas as áreas da memória. Contêm milhões de informações “neutras”, em tese, sem conteúdo emocional, tais como números, endereços, informações escolares, conhecimentos profissionais. Todas as informações existenciais registradas no córtex cerebral, desde a aurora da vida fetal até o último fôlego, estão nessas janelas. 

Janelas Light:

Correspondem a todas as áreas de leitura que contêm prazer, serenidade, tranquilidade, generosidade, flexibilidade, sensibilidade, coerência, ponderação, apoio, exemplos saudáveis.

As janelas light, como seu significado em inglês (luz, acender) indica, “iluminam” o Eu para o desenvolvimento das funções mais complexas da inteligência: capacidade de pensar antes de reagir, colocar-se no lugar do outro, resiliência, criatividade, determinação, habilidade de recomeçar, gerenciar pensamentos. 

Janelas Killer:

Correspondem a todas as áreas da memória que têm conteúdo emocional angustiante, fóbico, tenso, depressivo, compulsivo. São as janelas traumáticas ou zonas de conflito. Killer, em inglês, significa “assassino”. Assim, como o próprio nome diz, são janelas que assassinam não o corpo, mas o acesso à leitura de inúmeras outras janelas da memória, dificultando ou bloqueando respostas inteligentes em situações estressantes. 

Quando o gatilho encontra tais janelas o volume de tensão é tão grande que bloqueia o acesso a milhares de janelas, fazendo que o Eu seja prisioneiro dentro de si mesmo, incapaz de dar uma resposta lógica. Por isso, mesmo intelectuais, quando estão sob um ataque de pânico ou outra fobia, ficam irreconhecíveis, têm reação desproporcional, incoerente e ilógica. Janelas killer são janelas que controlam, amordaçam, asfixiam a liderança do Eu.

A janela da memória é, portanto, um território de leitura num determinado momento existencial. Em cada janela pode haver centenas ou milhares de informações e experiências. O desafio do ser humano em geral, é abrir o máximo de janelas em cada situação. Se ela abre diversas janelas, poderá dar respostas inteligentes. Se as fecha, poderá dar respostas inseguras, medíocres, estúpidas, agressivas. Somos mais instintivos e animalescos quando fechamos as janelas, e mais racionais quando as abrimos.

O mundo dos sentimentos possui as chaves para abrir as janelas. O medo, a tensão, a angústia, o pânico, a raiva e a inveja podem fechá-las. A tranquilidade, a serenidade, o prazer e a afetividade podem abri-las.

A emoção pode fazer os intelectuais reagirem como crianças agressivas e as pessoas simples reagirem como elegantes seres humanos. Sob um foco de tensão, como perdas e contrariedades, podemos reagir de ficar irreconhecível. O que mudou? O grau de abertura das janelas.

O segredo é aprender a romper as fronteiras das janelas killer e a penetrar nas áreas das janelas light. Eis o maior desafio das pessoas inteligentes!

Abraços,

Rosana Medina

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Rosana Medina
Rosana Medina
Sobre Pedagoga, neuroeducadora, criou o método Medina de ensino, que visa mapear e entender do modo como pensamos e sentimos as experiências. Implantou no colégio da polícia militar da Bahia, trabalha com diagnósticos de aprendizagens, desenvolvimento pessoal e profissional.
Salvador - BA Atualizado às 12h00 - Fonte: ClimaTempo
30°
Muitas nuvens

Mín. 24° Máx. 31°

Sex 32°C 24°C
Sáb 30°C 24°C
Dom 28°C 23°C
Seg 30°C 24°C
Ter 33°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes