Terça, 25 de Janeiro de 2022
30°

Muitas nuvens

Salvador - BA

Camaçari Camaçari

Culminância do Baú das Artes reuniu equipe da Seduc

O encontro virtual celebrou a trajetória do projeto, iniciada ainda em abril deste ano.

19/11/2021 às 14h14
Por: Redação Fonte: Ascom PMC
Compartilhe:
Foto: Arquivo Seduc
Foto: Arquivo Seduc

Gestores escolares, professores e membros da equipe técnica da Secretaria da Educação (Seduc) participaram da culminância do projeto Baú das Artes 2021. O evento reuniu cerca de 90 participantes na plataforma Zoom. Realizado pela Evoluir, a proposta do Baú é viabilizada pela Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Oxiteno. O encontro virtual celebrou a trajetória do projeto, iniciada ainda em abril deste ano.

A gerente de currículo, Hosana Gonçalves, da Diretoria Pedagógica (Dipe) da rede municipal de ensino, destacou a leveza como marca do encontro. Nele, foram reunidos representantes das 25 unidades escolares contempladas pelo projeto, localizadas em Camaçari e nas cidades de Suzano (SP), Tremembé (SP), Mauá (SP) e Triunfo (RS). “O Baú é um projeto grandioso. Representa um momento mágico para as escolas do município, no qual a ludicidade e o prazer de ter esse material na escola transformam-se em momentos mágicos e todos ficam encantados com o material, que permite o desenvolvimento cognitivo de forma lúdica”, explicou a educadora.

Para Carla Costa, coordenadora do projeto Baú das Artes, a culminância ultrapassa sua natureza conclusiva, relacionada ao encerramento das etapas formativas desse ano. “É na verdade o início muito aguardado por todos nós, que é o da utilização desse acervo ludopedagógico do baú nas atividades docentes”, declarou.

Diretamente, em Camaçari, foram envolvidos 60 docentes de oito escolas municipais que trabalham com os anos iniciais do ensino fundamental: Maclina Maria da Glória, Normal de Camaçari, Santa Maria, Sílvio Pereira Franco, Coqueiro de Arembepe, Giltônia Pereira de Souza, do Natal e do Centro de Educação Municipal Paulo Freire. Além dos professores, a iniciativa beneficia direta e indiretamente cerca de 5.500 alunos da rede pública municipal de ensino.

O projeto Baú das Artes, cuja a culminância ocorreu na última quarta-feira (17/11), teve como finalidade promover a qualificação e sensibilização de professores para a importância da ludicidade no processo de ensino-aprendizagem, tendo sido realizadas formações desde o início do ano. Para dar suporte às mesmas, foram elaborados cadernos de atividades dedicados à qualificação docente. No segundo semestre, todas as escolas receberam o baú físico, contendo adereços, fantasias, instrumentos musicais, dentre outros materiais, além de uma biblioteca com 300 títulos que passaram a integrar o acervo da unidade escolar.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.