Terça, 24 de Maio de 2022
27°

Pancada de chuva

Salvador - BA

Saúde Bahia

Amostra de variante da Omicrôn informada como detectada em Vitória de Conquista não é de morador do município

No fim da tarde de ontem (19), a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) divulgou uma informação sobre os casos identificados da variante Ômicron na ...

20/01/2022 às 18h10
Por: Redação Fonte: Prefeitura Mun. Vitória da Conquista - BA
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Prefeitura Mun. Vitória da Conquista - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura Mun. Vitória da Conquista - BA

No fim da tarde de ontem (19), a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) divulgou uma informação sobre os casos identificados da variante Ômicron na Bahia e apenas na manhã desta quinta-feira (20) a coordenação de Vigilância Epidemiológica (Viep) de Vitória da Conquista teve ciência de que uma dessas amostras positivas para a variante seria de um morador do município, mas não procede.

Após a SMS ter entrado em contato com o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) do Estado, responsável por divulgar o boletim epidemiológico e pela comunicação entre as vigilâncias municipais, foi constatado que o caso trata-se, na verdade, da amostra coletada pelo Núcleo Regional de Saúde Sudoeste de um dos bombeiros do Rio de Janeiro que estava atuando na operação de apoio das chuvas que ocorreram no fim do mês de dezembro de 2021.

A SMS esclarece que faz apenas a coleta das amostras dos pacientes do município que são encaminhadas para análise ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), em Salvador, e posteriormente informa à Vigilância Epidemiológica do município sobre os resultados obtidos.

Qualquer resultado refere ao sequenciamento genético de amostras que seja de algum morador do município será divulgado pela própria Vigilância Epidemiológica do município, que também irá realizar a investigação e monitoramento.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários