As portas se abrem quando há receptividade e quando realmente estamos seguros e prontos para receber no nosso mundo interno o que vem do externo.
A metáfora se encaixa perfeitamente na nossa análise espacial, porque pelas portas entram todos os fluidos e todas as impurezas, mas o filtro será colocado pelo morador, deixando passar aquilo que sua mente permite. Se enxerga luz e tem coragem de se revelar ao mundo, suas portas são proporcionais, alinhadas e estão abertas. Se o receio, o medo, a desconfiança lhe visita, há um perfil contrário que muitas vezes repercute no ambiente.
Vibramos, atraímos e nos direcionamos para aquilo que está no nosso íntimo, por mais inconsciente que seja.
É como na poesia tão bem expressa: “Não deixe as portas entreabertas. Escancare-as ou bata-as de vez, pelos vãos, brechas e fendas passam apenas semiventos, meias verdades e muita insensatez.”
Para a metafisica do Feng Shui, a porta é considerada a boca do imóvel, funcionando de forma similar à nossa, por onde recebemos o alimento que entra, é processado e distribuído em forma de energia para nosso corpo e, ao mesmo tempo, por onde falamos e colocamos nossas opiniões. Suas dobradiças se relacionam às nossas articulações.
Uma casa com portas se abrindo perfeitamente, sem atritos, também abriga pessoas que se abrem para a vida, que se expressam bem, se permitem fluir e deixarem os ventos entrarem e esvoaçarem seus cabelos, tocarem sua pele, soltarem seu pescoço, quadril, punhos, ombros, joelhos e tornozelos e os encaminha e direciona para os seus propósitos, criando acessibilidade e possibilidade de saírem do papel e se realizarem.
Isso não significa que precisemos ser vistos antes de ter real consciência de quem nos vê, por esse motivo as portas maciças em madeira são as mais indicadas.
Entrar num espaço com portas pequenas ou grandes nos proporciona diversas sensações, mas a principal deve ser a confiança, que denota positividade. Se você adota portas enormes e seu espaço tem tamanho reduzido, essa diferença pode ser sentida por quem o visita e se traduzir em desapontamento.
Se tantas portas são vistas à sua frente, adote o cuidado de se direcionar para onde vai e talvez seja necessário identificá-las simbolicamente, para também não se perder na vida.
E se várias condições foram notadas em seu lar e não satisfazem, orientações podem dissolver e conduzir para uma melhor vitalidade, deixando fluir o Ch´i e a prosperidade. Desbloqueie sua vida, lembrando-se que pela porta podem entrar seu bem estar, crescimento, equilíbrio, direcionamento.
“A melhor porta fechada é aquela que pode ser deixada aberta.”
Andréa Almeyda
É Designer de Interiores, pós graduada em Marketing e atua como Consultora Energética de ambientes e pessoas, com o Feng Shui, a Radiestesia e o Reiki.
Contatos: [email protected]
Tel: 71 991007661
Mín. 24° Máx. 28°