27°

Tempo nublado

Salvador, BA

Educação Bahia

Educadores fazem formação para a implementação do Documento Curricular Referencial da Bahia

A formação é ministrada por especialistas da Fundação Getúlio Vargas (FGV), por meio do Centro de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais. Os formadores atuarão como multiplicadores em formações regionais para um total de dez mil profes

10/06/2021 às 13h45
Por: Fonte: Secom Bahia - (Milena Leal)
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Os 50 formadores que participam da formação para a implementação do Documento Curricular Referencial da Bahia (DCRB) da Educação Infantil e do Ensino Fundamental estão em atividades preparatórias, realizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Secretaria da Educação do Estado (SEC). A formação é ministrada por especialistas da Fundação Getúlio Vargas (FGV), por meio do Centro de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais. Os formadores atuarão como multiplicadores em formações regionais para um total de dez mil professores e profissionais da Educação dos 417 municípios da Bahia.

A superintendente de Políticas para a Educação Básica da SEC, Manuelita Brito, falou da importância do processo formativo. “A etapa preparatória dos formadores é determinante para o êxito da etapa regional de formação, que acontecerá nos 417 municípios. Temos uma equipe muito experiente, formada por profissionais ligados à SEC e à União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), que promoverão os encontros virtuais e, posteriormente, presenciais com as equipes dos municípios”.

Segundo a formadora Fabiana Santos, de Ilhéus, a formação é voltada para o entendimento e aperfeiçoamento da práxis pedagógica. “É uma oportunidade ímpar para uma reflexão amadurecida e necessária para a transposição didática do documento no espaço escolar”, disse. A formadora Maura Miranda, do Núcleo Territorial de Educação de Serrinha (NTE 04), acrescentou que “os encontros formativos vêm demonstrando possibilidades de contribuir com o desenvolvimento de uma educação baiana transformadora, de base territorial, fundamentada na teoria sociocrítica, na democracia e na inclusão social”, frisou.

Programação –Nesta primeira etapa, que acontece de forma semipresencial, com 40 horas on-line e 40 horas presenciais (com todos os protocolos de segurança sanitária), durante seis semanas, os formadores estão se inteirando sobre os conteúdos, como Fundamentos legais e princípios pedagógicos do DCRB e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC); Currículo e territorialidade como elemento identitário; Pressupostos teóricos e metodológicos da avaliação no DCRB; entre outros.

Já nas formações regionais, com duração de 32 horas, cujas inscrições serão realizadas ainda neste mês, com data a ser definida, os participantes replicarão os mesmos conteúdos abordados na primeira etapa para os dez mil educadores já citados. As formações regionais acontecerão de julho a setembro (etapa on-line) e de setembro a dezembro (etapa presencial).

Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários