Quinta, 05 de Agosto de 2021 20:05
(71) 98327-6207
Cidades Região Metropolitana

Previdência de Salvador comunica MP e Civil após 'saques indevidos' em pagamentos

A previdência de Salvador comunicou a Polícia Civil e o Ministério Público da Bahia (MP-BA) sobre possíveis saques indevidos em pagamentos feitos pelo Fundo Municipal de Previdência do Servidor (FUMPRES) após o óbito de beneficiários.

16/06/2021 10h24
Por: Redação Fonte: Bahia Noticias
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A previdência de Salvador comunicou a Polícia Civil e o Ministério Público da Bahia (MP-BA) sobre possíveis saques indevidos em pagamentos feitos pelo Fundo Municipal de Previdência do Servidor (FUMPRES) após o óbito de beneficiários. A portaria 287/2021, que consta no Diário Oficial da capital baiana, na última segunda-feira (15), é assinada pelo secretário de gestão, Tiago Dantas, e pelo diretor geral da previdência, Daniel Ribeiro.

Caso seja confirmada a fraude, a prefeitura pede que nos casos de pagamento indevido de benefício após o óbito do beneficiário, confirmado o óbito, o pagamento e o saque indevido, "os dados necessários para a adoção de medidas relacionadas à persecução penal serão coletados para fins de encaminhamento, preferencialmente de forma eletrônica, PC-BA e ao MP-BA".

Ao Bahia Notícias, Daniel revelou que o problema estaria no "lapso temporal entre o óbito e o nosso conhecimento para suspensão da folha". "O SISOBI que é o sistema oficial do Governo Federal às vezes tem uma defasagem de dois, três meses. Nesses casos se o familiar não informa até termos conhecimento a folha vai sendo gerada normalmente", comentou. 

"Quando temos conhecimento buscamos a restituição junto à instituição bancária (normalmente conseguimos). Às vezes ocorre de os recursos serem sacados porque algum familiar tinha acesso ao cartão e conta, nesses casos ou compensamos em eventual pensão ou cobramos dos familiares. Na maioria dos casos conseguimos ressarcimento. Esse procedimento é para os casos que não conseguimos", disse. 

A ciência do óbito de um beneficiário é realizada através da comunicação de familiares que pode ser feita de forma on-line através do site do FUMPRES ou através do cruzamento com informações do SISOBI que é o cadastro nacional oficial de informações sobre óbito. A dificuldade fica por conta do atraso no acesso a tais informações, acarretando manutenção do pagamento do benefício sobre certo lapso temporal, até que o RPPS efetivamente tome ciência do fato.

Daniel revelou que, no âmbito da Diretoria de Previdência, são adotadas as providências necessárias a obter o devido ressarcimento dos valores percebidos indevidamente, "com o objetivo de melhorar os procedimentos implantados internamente, entende-se necessário estabelecer um fluxo de comunicação à Polícia Civil do Estado da Bahia ou ao Ministério Público do Estado da Bahia de casos de saques indevidos". 

A conduta praticada por terceiros, de permanecer recebendo os benefícios previdenciários pagos aos beneficiários após a ocorrência do óbito dos mesmos, além de indevida, configura crime de estelionato e gera significativos prejuízos ao erário. 

CRIMES ANTERIORES DETECTADOS

Os crimes já teriam sido iniciados anteriormente e a prefeitura identificou uma fraude e conseguiu prender a pessoa. No caso específico, a criminosa conseguiu emitir uma certidão de nascimento falsa e emitir um RG com foto de terceira pessoa e permaneceu recebendo o benefício. A previdência revelou também ao Bahia Notícias que, recentemente, recuperou o benefício de um familiar em função da atuação da Polícia Civil.

"Tivemos uma recuperação grande feita em 2017 que conseguimos diretamente das instituições financeiras, conseguimos recuperar aproximadamente R$ 800 mil em pagamentos feitos após óbito por falta de informações", disse Daniel. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Salvador - BA

Salvador - Bahia

Sobre o município
Salvador, fundada como São Salvador da Bahia de Todos os Santos, é um município brasileiro e capital do estado da Bahia. Situada na Zona da Mata da Região Nordeste do Brasil, Salvador é notável em todo o país pela sua gastronomia, música e arquitetura, também reconhecidas internacionalmente.
Salvador - BA
Atualizado às 20h04 - Fonte: Climatempo
23°
Nuvens esparsas

Mín. 20° Máx. 27°

23° Sensação
17 km/h Vento
78% Umidade do ar
90% (12mm) Chance de chuva
Amanhã (06/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 28°

Chuvoso
Sábado (07/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 27°

Sol com muitas nuvens e chuva