A Astrologia Chinesa é um dos conhecimentos ancestrais mais antigos do mundo (4500 anos), usado pelos imperadores para prever possíveis ameaças ao governo e ampliado com o fim de analisar o melhor período para plantar e colher, construir uma casa, realizar um casamento ou outras festividades e ir ao barbeiro. Hoje é amplamente difundida na Ásia.
Usando os cinco elementos: Madeira, Fogo, Terra, Metal e Água que unidos às duas polaridades: Yin e Yang, formam os troncos celestes; somados aos ramos terrestres, compostos pelos doze animais: Rato, Boi, Tigre, Coelho, Dragão, Serpente, Cavalo, Cabra, Galo, Macaco, Cão e Porco, temos um ciclo de 60 combinações.
Em 2024 então, se configura o ano do Dragão de Madeira Yang, chamado na língua chinesa de JIA CHEN.
Criatividade e irreverência, alegria, entusiasmo, nobreza, exuberância, capacidade de comunicação e conexão, além de autoconhecimento, espiritualidade e poder de transformação – energia inesgotável alavancada pelo arquétipo do Dragão e pela polaridade Yang, que cria movimento e pelo elemento madeira, forte, altiva, crescente, representada pelo planeta Júpiter (o grande) que gera expansividade.
Tudo pode se ampliar: a paixão está no ar, em todos os sentidos, no amor, nas artes, na música, na escrita. Entretanto, também nas cabeças das pessoas, trazendo pensamentos obsessivos, ego exacerbado e movimentos em excesso, inclusive na sexualidade, que pode ocasionar perda energética.
Alguns entraves podem ocorrer, já que há um lado dual.
Como a Madeira está no céu e nada a detém e o Dragão traz o elemento fixo Terra, temos um céu e terra inimigos, provocando desequilíbrios, ampliando conflitos em nível macro – planeta, e micro, entre famílias e podendo trazer terremotos.
Há quebra de padrões e iniciativa para criar o novo, a fim de surpreender. Seja original e use o caminho do meio, sem arrogância ou impulsividade. Não entre em disputa.
É preciso coragem e motivação, já que as oportunidades virão e o Dragão convida a sair do marasmo, da procrastinação e avançar nos estudos, nos negócios, iniciando sua criação com confiança e paixão. Há ambição pairando no céu e disposição energética também. Há riscos sim, mas teremos de corrê-los e acompanhar os rumos, seguindo a transformação propícia, usando a comunicação para alcançar o sucesso.
Os mais prestigiados são os nascidos no signo do Rato e Macaco, amigos do Dragão. Infelizmente, o Cão fica desprestigiado por estar em oposição.
As conquistas ocorrerão, comemore, não seja ganancioso e nem exagere no ego porque amplia o elemento Fogo. Não se apegue a nada, tudo é transitório.
Além disso, pelo I Ching temos o ano 8, da abundância, o hexagrama ZHEN LI, ou seja, Trovão e Fogo atuam, trazendo riqueza e abundância material, de bem estar, criatividade e justiça. Por outro lado, tudo que se amplia também pode entrar em declínio e a energia pode vir em abundância: cabeças aquecidas, corações temerosos, pressão alta e clima extremo: seca, incêndios e diminuição da produção de alimentos, o que mexe no Metal, tanto no nosso bolso quanto no corpo, afetando os pulmões.
É preciso se resguardar e não se exceder. Tente manter seu equilíbrio físico, mental, emocional para que consiga seguir. Poupe energia, beba água e use seus fluidos internos para ampliar a sabedoria e cultivar a humildade. Dormir antes das 22h é essencial e também se alimentar com as cinco cores no nível físico, meditar, praticar as artes de reequilíbrio como Yoga e Chi Kung são aconselháveis.
Reconheça seu poder pessoal e tente manter o ritmo, conservando a vitalidade e pacificando seu Dragão interno.
Andréa Almeyda
É Designer de Interiores, pós graduada em Marketing e atua como Consultora Energética de ambientes e pessoas, com o Feng Shui, a Radiestesia, a Geobiologia e o Reiki.
Contatos: [email protected]
Tel: 71 991007661
Instagram: @andreaalmeydaefengshui
Mín. 25° Máx. 27°