26°

Tempo nublado

Salvador, BA

Geral Oportunidade

Empresa alemã Siemex se instalará em Camaçari e deve gerar mais de 3 mil empregos

Confira;

05/07/2024 às 10h10
Por: Redação III Fonte: dicom pmc
Compartilhe:
Empresa alemã Siemex se instalará em Camaçari e deve gerar mais de 3 mil empregos

Com uma riqueza de possibilidades e atrativos para a implantação de novos negócios, Camaçari é uma das melhores cidades da Bahia para a efetivação de investimentos. Nessa perspectiva, o prefeito Elinaldo Araújo, recebeu novamente uma comitiva da Si&Mex (Siemex) Solutions GmbH – multinacional alemã especializada em energia fotovoltaica e semicondutores –, que vai se instalar na cidade, com a proposta de geração de mais de 3 mil empregos diretos e investimentos avaliados em UU$ 2,1 bilhões de dólares (cerca de R$ 11,5 bilhões na cotação atual). O encontro aconteceu nesta quinta-feira (4/7), na sala de reuniões da Secretaria de Governo (Segov).

Na oportunidade, foi firmado o compromisso e reforçada a parceria com o município, bem como a tratativa para a composição e assinatura do protocolo de intenções e os próximos passos para as resoluções das documentações e licenciamentos para o início da construção das instalações da fábrica. A Siemex possui uma subsidiária no Brasil, no estado de Minas Gerais, e uma vasta atuação no fornecimento de energia sustentável na China, nos Estados Unidos da América (EUA), em países da Europa e da África, dentre outros países da América Latina.

De forma cordial e célere, o chefe do Executivo, recepcionou os executivos da empresa e destacou que, “muito me alegra esse olhar atencioso voltado para a nossa cidade. Com fé em Deus a instalação será um sucesso. A chegada dessa fábrica representa uma oportunidade única para a capacitação da mão de obra local, promovendo o desenvolvimento profissional e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da nossa população. Além de fortalecer a economia, estamos proporcionando oportunidades reais para nossos cidadãos”, enfatizou o prefeito Elinaldo. 

De acordo com os executivos da empresa, o processo para a definição da melhor área destinada à instalação do empreendimento passou por uma seleção de 46 cidades. E, após as análises, ficaram apenas cinco municípios finalistas, sendo Camaçari a cidade escolhida. 

O diretor executivo e fundador da Siemex do Brasil, Valdiney Domingos de Oliveira, explica o que motivou a decisão de fazer parte do rol de empresas que se instalaram em Camaçari. “Entre as principais vantagens que encontramos aqui, está o ponto de vista logístico, a força e a vontade política do município e o suporte que foram preponderantes. Além disso, um dos principais motivadores é o Polo Industrial, onde tem vários insumos que utilizamos no nosso processo produtivo de beneficiamento de silício. Nesse montante como um todo, isso tornou a cidade uma área, significativamente, mais competitiva”, explicou.   

Em tempo, o fundador da empresa ainda detalhou como funcionará o projeto na cidade, que resultará em um complexo estruturado em uma área no Polo Industrial de Camaçari. “O nosso complexo terá três fábricas em uma só. A ideia é produzir 12 milhões de módulos solares por ano. Essa quantidade é equivalente a 20% do que o Brasil já importa”, informou. 

Muito otimista, o secretário do Desenvolvimento Econômico (Sedec), Waldy Freitas, reforçou mais uma vez os trabalhos realizados pela pasta na busca ativa de empresas que têm o desejo de vir para Camaçari, bem como o incentivo para que empreendedores e empresários locais possam abrir o seu próprio negócio. “Sem dúvidas é uma satisfação muito grande receber a Siemex, uma empresa que pensa no presente e num futuro a longo prazo. Enquanto município, estamos sempre de portas abertas para ouvir os empresários e oportunizar a instalação de novas indústrias como essa na cidade”, avaliou.  

A chegada da Siemex a Camaçari não só impulsiona a economia local, como também trará um impacto significativo na geração de emprego e renda para os moradores da cidade e região. 

Também participaram do encontro, o presidente da Câmara Municipal de Camaçari, Flávio Matos, além de representantes da empresa GWS Holdings GmbH, do Banco Stadtsparkasse Burgdorf e demais executivos da Siemex. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários