26°

Tempo nublado

Salvador, BA

Geral Capacitação

Sitawi e Instituto Sabin oferecem capacitação financeira em Salvador para amadurecer negócios de impacto

Organizações interessadas podem se inscrever a partir desta quarta-feira, 10, para participar de imersão e capacitação presenciais na capital baiana

09/07/2024 às 10h36
Por: Redação III Fonte: Atcom
Compartilhe:
Sitawi e Instituto Sabin oferecem capacitação financeira em Salvador para amadurecer negócios de impacto

Negócios de impacto que precisam de apoio para fortalecer sua operação e gestão financeira têm à vista uma oportunidade. A Sitawi Finanças do Bem e o Instituto Sabin abrem uma chamada para selecionar três negócios que atuam para gerar impacto e resolver alguma questão social e/ou ambiental. “O objetivo é fornecer uma capacitação financeira que ajude essas iniciativas a estruturarem sua financiabilidade, ampliando seu potencial de acessar recursos no mercado”, explica Beatriz Pires, coordenadora de Investimento de Impacto da Sitawi. As inscrições estão abertas a partir desta quarta-feira, 10, e estarão disponíveis até o dia 26 de julho. 

Além de atuar em prol do impacto socioambiental positivo, os negócios devem ter a intenção de captar recursos financeiros nos próximos 12 meses. A capacitação será presencial e acontecerá em Salvador. Portanto, podem se inscrever iniciativas baseadas na cidade ou em regiões próximas — e que possam se deslocar para as imersões presenciais. 

“Por meio de nossa experiência com a plataforma de Empréstimo Coletivo da Sitawi, percebemos que muitos negócios não estão em estágio de maturidade suficiente para captar recursos financeiros”, acrescenta Beatriz. Segundo ela, foi assim que nasceu esse novo projeto em conjunto com o Instituto Sabin, parceiro da Sitawi de longa data. “Queremos capacitar financeiramente esses negócios para que possam fortalecer sua operação e gerar mais impacto positivo no país”, resume ela.

*Soluções para ampliar o impacto*

A capacitação da Sitawi e do Instituto Sabin traz uma proposta de “mão na massa”, em que os entregáveis e as imersões acontecerão baseadas nas informações dos negócios selecionados. Isso traz personalização e assertividade para encontrar os gargalos de financiabilidade e potenciais soluções. 

“Com base em nossa análise, concluímos que a estruturação financeira e a identificação de oportunidades de investimento prévias eram pouco ofertadas aos negócios que chegavam até nós e não avançavam em nosso pipeline da Plataforma”, realça Pires. 

“Também observamos esse gargalo analisando organizações que participavam de acelerações, mas não tinham o tópico financeiro tão aprofundado. Por isso, acreditamos que a capacitação financeira adaptada à realidade de empreendimentos de impacto tem grande potencial para ampliar sua operação e, consequentemente, o impacto positivo”, completa a coordenadora. 

A imersão contempla acompanhamento próximo e customizado para cada organização selecionada, conexão com mentores(as), além de um diagnóstico final e recomendações de mecanismos de aporte financeiro que façam sentido para o nível de maturidade e perfil do negócio analisado. A capacitação será conduzida por um time de especialistas da Sitawi, organização que possui 16 anos de atuação com Investimento de Impacto no Brasil. 

Para se candidatar, basta acessar  https://info.sitawi.net/capacitacaofinanceirasitawi e preencher o formulário.
 
“A parceria com a Sitawi se vincula ao nosso eixo estratégico, que visa a fortalecer ecossistemas e organizações de impacto nas regiões em que atuamos”, declara Gabriel Cardoso, gerente executivo do Instituto Sabin. 

Para ele, a maturidade de um negócio de impacto socioambiental passa necessariamente pela dimensão financeira. “Suprir lacunas dessa ordem é um dos passos fundamentais para termos mais e melhores negócios de impacto no Brasil”, complementa. 

O mecanismo é adaptável às necessidades não só dos empreendedores selecionados, como mencionado, mas também de programas de aceleração já existentes que queiram complementar suas formações com a inserção de um módulo de capacitação em finanças.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários