No aniversário de Camaçari, comemorado em 28 de setembro, a cidade não celebra apenas a sua história, mas também o progresso alcançado com grandes obras que continuam transformando a vida dos moradores, impulsionando para um futuro mais próspero. Entre os destaques está a requalificação da Avenida Jorge Amado, e a duplicação do Viaduto do Trabalhador – uma das maiores obras de mobilidade urbana da história do município –, que continuará beneficiando a cidade por muitos anos.
Frutos dos programas de Integração e Desenvolvimento Urbano, Social e Ambiental de Camaçari, e de Mobilidade Urbana, realizados pela Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), o novo conjunto viário veio para garantir um tráfego mais seguro e eficiente, especialmente nos horários de pico, evitando congestionamentos e facilitando a vida dos moradores e visitantes.
Oferecendo um marco visual e funcional à principal entrada e saída de Camaçari, a requalificação da Avenida Jorge Amado promoveu melhorias ao longo dos 1.510 metros (m) de extensão, que compreende o trecho entre o Viaduto do Trabalhador e a Avenida do Contorno do Centro Administrativo. A via recebeu nova pavimentação asfáltica, inclusão de ciclovia, drenagem, reestruturação de passeio público com acessibilidade, sinalização viária, paisagismo e iluminação pública.
A obra não apenas resolveu antigos problemas de retenção de veículos, mas também transformou a experiência de quem vive e circula pela cidade. Moradores como Rosiane da Silva Amadeo, 35 anos, que reside no bairro Ponto Certo há mais de duas décadas, sentem o impacto positivo da obra no dia a dia. “Agora eu posso caminhar com segurança, trazer minha filha para andar de bicicleta e ir ao trabalho sem problemas. Acompanhei todo o processo das obras e hoje aproveitamos toda essa mudança que ela trouxe para nós”, afirmou a vigilante.
Construído há mais de 30 anos, durante o primeiro mandato (1989-1992) do atual vice-prefeito José Tude, o Viaduto do Trabalhador – batizado em homenagem aos trabalhadores do então Polo Petroquímico, hoje Polo Industrial de Camaçari (PIC) –, também foi alvo de uma grande intervenção. Hoje, a obra, que abarcou uma área de 40 mil metros quadrados (m²), simboliza tanto o legado industrial quanto o futuro promissor da cidade, ao acompanhar o crescimento urbano e populacional de Camaçari.
Para Denilson de Souza Freitas, 43 anos, operador de máquinas têxteis do PIC, a duplicação realizada no equipamento beneficiou não só a sua rotina, mas a de tantos outros moradores. “A gente vê uma grande diferença nas vias de acesso. Aqui já chegou a ser uma via perigosa, sempre engarrafada. Hoje, ficou muito mais seguro, tanto para quem dirige quanto para quem caminha ou pedala. Agora, podemos ir para a Costa de Camaçari, para o Centro ou seguir para Salvador, e outras regiões, sem grandes problemas”, falou.
A duplicação do viaduto incluiu a construção de quatro ramos e alças viárias, duas vias marginais com acesso à Via Parafuso (BA-535), além de ciclovia, melhorias na drenagem, sinalização e iluminação em LED. O projeto também contemplou iluminação cênica e letreiros, que valorizam o nome de Camaçari, reforçando o aspecto estético e funcional do equipamento.
Entregue oficialmente em setembro de 2022, a obra não apenas modernizou o sistema viário da cidade, como também alavancou o desenvolvimento das áreas residenciais e comerciais, melhorando a qualidade de vida dos cidadãos.
Ambas as intervenções trazem à tona o compromisso da gestão municipal em promover o desenvolvimento urbano, fortalecendo o potencial econômico e turístico da região, garantindo um futuro mais seguro, moderno e integrado para todos.
As obras ficarão marcadas na memória da população como um símbolo de progresso e crescimento contínuo, que reforça a importância dessas conquistas para o futuro da cidade.
Mín. ° Máx. °