Moradores da comunidade de Passé, localizada na cidade de Candeias, região metropolitana de Salvador, participaram nos dias 9 e 10 de outubro de mais uma edição da Oficina de Economia Circular. Promovida pela Braskem e Mosaico Reciclado, a iniciativa busca promover a conscientização da importância da reciclagem e do desenvolvimento econômico sustentável, através de técnicas que transformam o plástico em arte.
Realizada no Clube Beneficente Pais e Filhos, a Oficina possui carga horária de oito horas e é ministrada pelos artistas plásticos Diva Oliveira e Ivan Oliveira. As obras de arte resultante da oficina podem ser aplicadas em camisetas, quadros, ecobags e outros produtos. “Permitir que a comunidade produza e venda seus produtos de forma sustentável é a principal finalidade da Oficina de Economia Circular. Uma oportunidade para aprender como gerar renda e cuidar do meio-ambiente”, destaca Magnólia Borges, gerente de Relações Institucionais da Braskem na Bahia.
Os 20 alunos que foram capacitados nos dois dias de Oficina aprenderam a preparar os materiais, separando as embalagens plásticas por cores e texturas e, em seguida, fazendo o corte e montagem de mosaicos, criando padrões inspirados em réplicas de quadros famosos, paisagens e cenas históricas. Outra especialidade é o desenho de mulheres negras de turbante, que contribui ainda para que os alunos, em sua maioria mulheres negras, se sintam representadas.
Para a artista plástica Diva Oliveira, uma das professoras da Oficina, poder unir desenvolvimento econômico e sustentabilidade é uma realização pessoal.
“Temos alunos aqui que já estão se preparando para vender os produtos que aprenderam a fazer aqui. A gente se sente muito gratificada com isso. E agradeço muito à Braskem , que nos deu a oportunidade de reciclar e mostrar que nada que vem para a gente precisa ir somente para o lixo. A gente precisa do plástico, então vamos transformar o resíduo em geração de renda sustentável”, diz.
Uma das alunas da Oficina, a estudante de Direito Iasmim Oliveira, revelou que pretende aplicar o conhecimento adquirido com a iniciativa e buscar uma fonte de renda extra. Ela ainda ressaltou a importância da reciclagem.
“Reciclar é preciso, é muito necessário, e a gente está dando uma utilidade para as embalagens que, no dia a dia, acabamos descartando de forma indevida”, apontou
Para Edvanir Santos, conhecida como Dinha, e a mãe dela, dona Celina dos Santos, líderes comunitárias que auxiliaram na organização da Oficina, a iniciativa foi de extrema importância para a comunidade
“Estamos prestes a fechar uma encomenda para vendermos, no fim deste ano, os produtos que aprendemos a fazer aqui. Antes de terminar o curso, a gente já está vendo a demanda para nossos produtos, que são feitos de forma sustentável”, afirma Celina. “A oficina foi muito importante para a nossa comunidade. Só tenho a agradecer“, conclui Dinha
Em 2023, a Braskem promoveu a Oficina de Economia Circular nas comunidades de Madeira, em Candeias, e de Leandrinho, em Dias d’Ávila, além de uma edição ocorrida durante o 1° Fórum Nordeste de Economia Circular, realizado em Salvador. Em maio deste ano, foi a vez da comunidade de Santana, localizada em Ilha de Maré, na Baía de Todos-os-Santos, receber uma edição da Oficina de Economia Circular. Nas quatro edições, 75 pessoas foram beneficiadas diretamente.
Mín. 24° Máx. 27°