Mais de 650 estudantes do ensino médio e fundamental de comunidades rurais das cidades de Canápolis e Jaborandi, no Oeste da Bahia, participaram da primeira edição de uma Trilha de Aprendizagem com foco em temas como diversidade, inclusão e empregabilidade. Em Canápolis, 312 estudantes participaram do projeto. Já em Jaborandi, foram 357 participantes com a emissão de 533 certificações, pois alguns estudantes estiveram presentes em mais de um programa.
O projeto é promovido pela Junior Achievement Bahia (JA Bahia), em parceria com o Instituto BrasilAgro, e contou com a participação de cinco mentores durante o programa. Gratuito, o projeto aconteceu dentre os dias 5 e 16 de agosto, impactando estudantes de mais de 40 turmas participantes, do 5º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, impactando instituições como as escolas Educacional Canapolence (Canápolis), Municipal Padre Vitor e Estadual Francisco Moreira Alves – essas duas últimas localizadas no município de Jaborandi.
A trilha de aprendizagem contou com três importantes programas: “Aprender, Pra Quê”, voltado ao combate da evasão escolar; “Conectado Com o Amanhã”, para preparação do jovem para o mercado de trabalho tendo em vista suas demandas pessoais e da região; e “Montando Sua Carreira”, com foco em Diversidade e Inclusão nas áreas Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM).
Para o estudante Cristiano Souza, que participou da trilha no município de Canápolis, o programa lhe permitiu entender melhor as tendências e desafios do mercado agrícola. “O programa ampliou minha visão sobre o mercado agrícola, permitindo que eu entendesse melhor as tendências e desafios do setor. As atividades em grupo e os projetos colaborativos fortaleceram minhas habilidades de liderança e comunicação”, conta.
Estudante de Jaborandi, Vitória Veiga define a sua experiência na trilha como transformadora. “Desde o início, ficou claro que a equipe estava muito comprometida.
A comunicação foi fluida, os objetivos bem definidos e cada etapa foi conduzida com profissionalismo”, afirma.
Sobre a JA
Uma das maiores organizações sociais incentivadoras de jovens do mundo, a Junior Achievement, fundada em 1919, estimula o desenvolvimento de estudantes para o mercado de trabalho através do método “aprender-fazendo”. A cada ano, a rede da JA Worldwide, indicada ao Prêmio Nobel Da Paz 2023, mobiliza cerca de 470 mil voluntários que capacitam mais de 10 milhões de alunos em mais de 100 países. Há 39 anos no Brasil, a JA leva conteúdo para todos os estados e já capacitou mais de 5 milhões de alunos com o apoio de mais de 150 mil voluntários.
Na Bahia, há 19 anos, são cerca de 100 mil jovens beneficiados, cerca de cinco mil voluntários, mais de 470 escolas parceiras e mais de 50 empresas parceiras. A JA Bahia atua no estado com atendendo alunos do ensino fundamental e médio com programas que abordam conteúdos de educação financeira, empreendedorismo e preparação para o jovem no mercado de trabalho. Para conhecer sobre os programas e como fazer parte, basta acessar jabrasil.org.br/ba e as redes sociais jabahia.
Sobre o Instituto BrasilAgro
A BrasilAgro sempre esteve atenta à importância de estar e se fazer presente nos municípios onde atua, tal motivo que realizou diversas ações sociais em diferentes municípios, aproximando-se sempre de seu entorno ao longo de sua história. Entretanto, sentia a necessidade de ter uma atuação mais perene e consistente.
Foi então que em julho 2020, para uma melhor assertividade nas estratégias de atuação social da Companhia, o Instituto BrasilAgro foi constituído. É uma organização sem fins lucrativos com o objetivo de ser o braço social da BrasilAgro. O Instituto tem como propósito transformar o futuro de crianças e adolescentes por meio da Educação.
Mín. 24° Máx. 27°