Terça, 21 de Janeiro de 2025
29°

Tempo limpo

Salvador, BA

Geral Artigo

Entre as Expectativas, Frustrações e Esperança - O Natal e 2025

É preciso refletir a cada ano o que foi feito e o que deixamos de fazer.

19/12/2024 às 16h00
Por: Redação I Fonte: Mateus Mozart Dórea
Compartilhe:
Entre as Expectativas, Frustrações e Esperança - O Natal e 2025

Todo final de ano as emoções afloram e muitas são as pessoas que ficam mais sensitivas com as demais. O espírito natalino é o nome que se dá a esse momento. O Natal que marca o nascimento do Cristo, faz soar e reafirmar a melodia da paz e do amor em todos os cantos do Mundo. Tudo isso se resume em meras expectativas que se cria para com o novo ano que virá, mesmo com resultados frustrados, a esperança é a última que morre como dizem muitos brasileiros por aí.

É preciso refletir a cada ano o que foi feito e o que deixamos de fazer. É preciso ter em mente as mazelas que nos rodeiam. Neste ano, em especial, trago como preocupação a doença da ansiedade. Em uma sociedade cada vez mais consumista e de tudo para “ontem”, pessoas se privam em suas bolhas sendo reféns de quem não são. O resultado: doenças psíquicas cada vez mais atuantes e em expansão.  

Qual o significado do natal e do novo ano? Essa pergunta pode ocasionar ansiedade, de fato, porém, devemos bater de frente com nossos medos e enfrentá-los para que possamos cumprir fielmente o propósito maior da vida: sermos independentes em tudo que podemos ser. A liberdade por sua vez traz esse bônus e, consequentemente, o ônus. Um detalhe em meio a grandes medos é relembrarmos o papel da manjedoura. Um lugar simples que acolheu o Rei maior. Veja, na simplicidade e na humildade, Deus nasceu e pôde se dar ao mundo sem honrarias, sem berço de ouro, sem muitas preocupações.

Possa ser que esse ano também tenha sido de frustrações. Acontece! Nem tudo é para dar certo. Por isso, um novo ano se aproxima com 365 oportunidades para fazer e ser diferente. A esperança como força motriz pode e deve ser a aliada nesse percurso. Lembrar que nem tudo é para dar certo no nosso tempo, é de inteira importância para não ocasionar ainda mais frustrações. 

Agradeço de coração quem acompanhou a minha coluna durante esse ano e espero de todo coração que o ano vindouro seja de expectativas, sem frustrações e com esperança, do verbo “esperançar” como Paulo Freire defendia. Um Natal de luz, amor nos corações e prospecção da paz entre os nossos e um 2025 de muita resiliência e auto cuidado.

Por Mateus Mozart Dórea - Advogado; Bacharel em Direito pela Universidade Católica do Salvador; Pós-Graduado em Direito de Família e Sucessões; Professor de Legislação nas Instituições: Grau Técnico de Ensino e Sete Cursos.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Ana Sales Há 1 mês Itanagra - BaExcelente É o que eu espero, esperança e alegria de dias melhores em 2025.
GilvâniaHá 1 mês ItanagraParabéns Matheus, sua mensagem mim inspirou a melhorar, fiz uma alto avaliação e voltei no tempo Rsrsrsrs, mais é isso mesmo o que não deu certo em 2024, é tentar acertar em 2025, o que não podemos é desistir da luta. Abraços ????.
Mostrar mais comentários