Após uma investigação minuciosa, policiais do Serviço de Investigação (SI) da 1ª Delegacia Territorial de Mata de São João desarticularam uma organização criminosa especializada no furto de materiais de cobre, com atuação em Mata de São João e em diversos municípios da Região Metropolitana de Salvador.
O caso teve início no dia 25 de abril de 2025, quando L.S.S compareceu à 1ª Delegacia de Mata de São João para registrar um boletim de ocorrência informando que seu veículo havia sido roubado. No entanto, após ser questionado, Lucas confessou à polícia que estava envolvido no furto ocorrido na sede da EMBASA, no município de Mata de São João, no dia anterior. Ele revelou que o crime foi planejado e executado em parceria com um homem de iniciais J.S.R, além do apoio de outros membros do grupo criminoso.
A partir dessa confissão, o SI deu início a uma investigação, que resultou na prisão de J.S. Durante o interrogatório, Joab também admitiu sua participação no furto da EMBASA e revelou que o grupo era especializado em furtar materiais de cobre. Ele ainda confirmou que a organização criminosa foi responsável por furtos em outras unidades da EMBASA, incluindo a de Camaçari, além de diversas empresas na região metropolitana de Salvador. Estima-se que os prejuízos causados pelos crimes ultrapassem a marca de um milhão de reais.
Parte do material furtado foi recuperado pelas autoridades, e todos os membros da organização criminosa foram identificados. As investigações continuam para o esclarecimento completo do caso e a possível prisão de outros envolvidos.