Cidades Camaçari

Em clima junino, Sedap promove primeira Feira Agroecológica da Casa do Trabalho

O evento, que acontecerá sempre na segunda segunda-feira de cada mês

09/06/2025 às 17h44 Atualizada em 09/06/2025 às 18h04
Por: Redação I Fonte: Ascom PMC
Compartilhe:
Foto: Patrick Abreu
Foto: Patrick Abreu

Ao ritmo da sanfona, triângulo e zabumba, a Prefeitura de Camaçari realizou a 1ª Feira Agroecológica da Casa do Trabalho, nessa segunda-feira (9). O evento, que acontecerá sempre na segunda segunda-feira de cada mês, promoveu a comercialização de produtos saudáveis e sustentáveis, livres de agrotóxicos, com apoio direto da Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura e Pesca (Sedap). 

O evento reuniu produtores da agricultura familiar, que levaram para o espaço uma gama variada de itens como tinturas, sabonetes, shampoo antiqueda, plantas, hortaliças, raízes, artesanato, comidas típicas, entre outros. 

Segundo Clarissa Carvalho, engenheira agrônoma da Sedap, a iniciativa materializa o esforço da pasta para conectar, de modo direto, pequenos produtores a consumidores. “A gente trabalha para fortalecer essa agroecologia trazendo pra o público produtos agroecológicos, que têm um cuidado no seu cultivo, na colheita. É todo um preparo desses agricultores, um cuidado pra garantir para a população um produto de qualidade, em benefício da saúde”, explicou. 

Neilda Pinheiro, produtora certificada de produtos orgânicos no município, reconhece que o desenvolvimento da área tem crescido em Camaçari. “Para mim está ótimo, está sendo rentável. A gente não pode usar nenhuma química, não pode forçar as verduras, os frutos a amadurecer, como o pessoal ainda faz”, declarou a produtora do grupo Sucupira, formado por famílias das regiões de Pau Brasil, em Arembepe, e de Santa Maria e da Alameda dos Rios, ambas na sede. Ela também já faz entregas nas residências dos clientes.

De passagem pelo espaço, Luciana Borges, moradora do condomínio Terra Brasílis,   no Ponto Certo, aproveitou a oportunidade para enriquecer seu café. “Vim aqui para buscar serviço de atendimento na Receita Federal e fui surpreendida com essa feira maravilhosa, no clima de São João. Vi que tem bastante produto bacana e aproveitei para comprar um bolo de aipim, totalmente típico, bem caseiro, com uma cara maravilhosa”, disse. 

Para Tatiane Carneiro, produtora associada do Projeto Agroecológico Mangabinha, que fica no bairro Biribeira 1, na sede de Camaçari, o principal valor dos produtos agroecológicos que produzem está na saúde que promovem. “Saúde e bem-estar é tudo. Porque os produtos que eles [agricultores de monocultura] colocam na plantação não nos causa mal mais a longo prazo, isso é imediato. Traz muito mal e principalmente para as crianças”, alertou, ao comentar o impacto negativo de substâncias químicas no metabolismo humano. 

A Casa do Trabalho fica na Rua Vera Lúcia Pestana Fróis (antiga Rua do Migrante), s/n, Centro. A Feira Agroecológica que acontece mensalmente no espaço tem entrada livre, e acontece das 8h às 14h.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários