Geral Bahia

Servidores do Judiciário baiano encerram greve

A paralisação teve como principal motivação a defasagem salarial acumulada nos últimos anos

17/06/2025 às 11h32
Por: Redação I Fonte: Metro 1
Compartilhe:
Foto: Gil Ferreira/CNJ
Foto: Gil Ferreira/CNJ

A greve dos servidores do Judiciário da Bahia foi encerrada nesta terça-feira (16), após acordo entre o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) e entidades como o Sindicato dos Servidores dos Serviços Auxiliares do Poder Judiciário (Sintaj). A paralisação, iniciada em 6 de maio, teve como principal motivação a defasagem salarial acumulada nos últimos anos. A decisão foi resultado de uma série de reuniões conduzidas pelo Comitê de Tratativas da Greve, criado por iniciativa da presidente do tribunal, desembargadora Cynthia Maria Pina Resende.

Entre os pontos acordados estão o aumento de 50% no auxílio-saúde para servidores com mais de 50 anos ou com doenças graves, concessão de auxílio-creche, plano de compensação das faltas e reajuste de R$ 700 na GEE/VPE/VPI, retroativo a janeiro, condicionado à suplementação orçamentária do governo estadual.

A categoria aprovou o retorno ao estado de greve como forma de manter a mobilização. Também foi criado um grupo de trabalho com representantes do TJ-BA e dos sindicatos para discutir um novo Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos. O TJ-BA destacou o compromisso com a qualidade dos serviços e o Sintaj afirmou que, embora nem todas as reivindicações tenham sido atendidas, o acordo representa avanços possíveis neste momento.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários