Brasil Brasil

ONS aciona térmicas e reforça monitoramento para garantir energia no segundo semestre de 2025

A medida integra um conjunto de ações operativas para assegurar o pleno atendimento à carga e potência demandadas pela sociedade brasileira no segundo semestre de 2025.

03/07/2025 às 23h02
Por: Redação I Fonte: Bahia Notícias
Compartilhe:
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), em alinhamento com o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), determinou a maximização da geração termelétrica e a prontidão operacional das usinas de energia. A ação busca garantir o fornecimento ao Sistema Interligado Nacional (SIN) durante o período seco e a transição para o próximo período úmido, entre 2025 e 2026.

A medida integra um conjunto de ações operativas para assegurar o pleno atendimento à carga e potência demandadas pela sociedade brasileira no segundo semestre de 2025.

Durante reunião do CMSE realizada em junho, o ONS apresentou uma série de recomendações. Entre elas, estão o uso da capacidade de modulação das hidrelétricas do rio São Francisco e da Usina Hidrelétrica de Itaipu, além da ampliação da disponibilidade da geração térmica como reforço à potência do sistema.

Outra frente de atenção do órgão é o subsistema da região Sul, que vem enfrentando queda nos níveis dos reservatórios em razão de condições climáticas desfavoráveis. Apesar da previsão de recuperação gradual dos volumes a partir de agosto, o monitoramento permanece intensificado.

“Há uma perspectiva de elevação dos níveis dos reservatórios do Sul a partir de agosto, mas seguimos atentos à região. A questão do atendimento de potência no segundo semestre também se mantém como prioridade e propusemos diferentes ações que vão garantir o atendimento da demanda”, destacou o diretor-geral do ONS, Marcio Rea.

O ONS é responsável por coordenar e controlar a operação das usinas de geração e dos sistemas de transmissão no país. Já o CMSE tem a função de acompanhar o setor e propor medidas de segurança e confiabilidade para o fornecimento de energia elétrica.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários