Internacional Mundo

Ataque dos EUA à Venezuela deixa 40 mortos, diz The New York Times

Ofensiva ordenada por Trump atingiu Caracas, levou Nicolás Maduro a Nova York e abriu caminho para controle americano durante transição

04/01/2026 às 09h14
Por: Redação I Fonte: Metro 1
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Redes Sociais/X
Foto: Reprodução/Redes Sociais/X

O ataque dos Estados Unidos contra a Venezuela neste sábado (3) deixou ao menos 40 mortos, segundo o jornal americano The New York Times. A ofensiva do governo de Donald Trump resultou na captura do presidente venezuelano, Nicolás Maduro.

Em pronunciamento, Trump afirmou que os Estados Unidos vão comandar a Venezuela até uma transição de governo e também controlar o petróleo do país. O presidente norte-americano voltou a acusar Maduro de chefiar um cartel de narcotráfico na região.

A ação ocorreu após meses de especulações e operações marítimas próximas à costa venezuelana. A ofensiva atingiu diversos pontos de Caracas, capital do país. Maduro e a esposa foram levados a Nova York em um navio de guerra dos Estados Unidos.

A pressão sobre o governo venezuelano se intensificou em agosto, quando a administração Trump elevou para US$ 50 milhões a recompensa por informações que levassem à prisão de Maduro. Naquele período, os Estados Unidos reforçaram a presença militar no Mar do Caribe. Inicialmente, a Casa Branca informou que a mobilização tinha como objetivo combater o narcotráfico internacional. Com o tempo, autoridades passaram a afirmar, sob anonimato, que o objetivo final seria derrubar o presidente venezuelano.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários