Polícia Lauro e Simões Filho

Polícia deflagra operação contra fraude em postos na RMS; grupo usava chips para manipular volumes

A ação cumpre sete mandados de busca e apreensão nos municípios de Lauro de Freitas e Simões Filho.

28/01/2026 às 13h54
Por: Redação I Fonte: Bahia Notícias
Compartilhe:
Foto: Divulgação / Polícia Civil
Foto: Divulgação / Polícia Civil

A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta quarta-feira (28), a Operação Acesso Remoto contra adulteração e fraude na venda de combustíveis em postos localizados na Região Metropolitana de Salvador (RMS). A ação cumpre sete mandados de busca e apreensão nos municípios de Lauro de Freitas e Simões Filho.

Segundo a polícia, as investigações foram iniciadas após a Delegacia de Defesa do Consumidor (Decon) receber uma representação do Ministério Público (MP-BA), que apontou indícios da atuação de uma organização criminosa especializada na adulteração de combustíveis.

Na denúncia, o MP relatou que o grupo utilizaria mecanismos eletrônicos instalados de forma subterrânea, acionados de forma remota, para manipular o volume e a composição química dos produtos vendidos aos consumidores.

De acordo com o inquérito, o esquema envolveria a instalação de chips eletrônicos em bombas de combustíveis e válvulas subterrâneas. A estrutura exigiria obras de engenharia especializadas, o que dificultaria a identificação das fraudes durante fiscalizações de rotina.

Foto: Divulgação / Polícia Civil

Diante dos indícios levantados, a Decon pediu à Justiça pelo deferimento dos mandados de busca e apreensão, visando garantir acesso a todos os compartimentos dos postos investigados e verificar a possível adulteração dos combustíveis comercializados.

A operação conta com o apoio da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), do Departamento de Polícia Técnica (DPT) e do Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro).
As diligências seguem em andamento e, até o momento, aparelhos celulares foram apreendidos e serão submetidos à perícia.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários