Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM -RJ) marcou reunião com embaixador chinês com objetivo de resolver o atraso no envio de insumos utilizados na fabricação de doses da CoronaVac pelo Instituto Butantan. A informação é da coluna de Mônica Bergamo para a Folha de São Paulo.
O componente chamado de IFA (Ingrediente Farmacêutico Ativo) já está pronto para ser enviado ao Brasil mas ainda está pendente uma autorização do governo chinês. O insumo é necessário tanto para a produção da CoronaVac quanto para novas doses o imunizante de Oxford/Astrazeneca, que será produzido pela Fiocruz. As duas foram as vacinas aprovadas pela Anvisa para uso emergencial. O encontro de Maia com o representante chinês está confirmado para acontecer amanhã (20)
Segundo o presidente da Câmara, ações e declarações do governo federal tem atrapalhado as conversas. "O governo brasileiro interditou a relação com a China. Só fazem ataques ao embaixador. Agora está provada a importância do diálogo diplomático. Precisamos ao menos saber o que está acontecendo, qual é a razão de os insumos não chegarem ao Brasil. Sem os insumos da China, não teremos vacina", diz Rodrigo Maia.
Mín. 25° Máx. 27°