Quinta, 21 de Outubro de 2021
28°

Pancada de chuva

Salvador - BA

Mata de São João Meio Ambiente

MP firma TAC com Mata de São João voltado a combater incêndios florestais

Prefeitura se comprometeu a disponibilizar equipamentos para o Corpo de Bombeiros

22/09/2021 às 10h14
Por: Redação Fonte: A Tarde
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O Ministério Público estadual (MPBA) firmou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a Prefeitura de Mata de São João, nesta segunda-feira, 20, para estruturar um programa de combate a incêndios florestais. O foco é a proteção da unidade de conservação ‘Parque Municipal Klaus Peters’.

Segundo informações do (MPBA), a prefeitura se comprometeu a disponibilizar, no prazo de quatro meses, o livre acesso do Corpo de Bombeiros aos quatro tanques de água existentes no Centro de Treinamento de Seleções da Praia do Forte para suporte e abastecimento de caminhões pipa e caminhão de combate a incêndio do órgão. Cada tanque tem capacidade para 20 mil litros cada.

Além disso, a prefeitura deverá manter os tanques permanentemente abastecidos de água; e adquirir bomba d’água de pressão adequada para acoplagem aos referidos tanques para possibilitar o abastecimento dos veículos.

Também deve disponibilizar estrutura material e demais medidas necessárias para formação da Brigada Municipal, em cooperação com o Corpo de Bombeiros, por meio de treinamento de todos os guardas municipais, guardas parques e funcionários da defesa civil municipal, para formação como brigadistas bem como em curso de primeiros socorros; além de elaborar e veicular em redes sociais da Prefeitura de Mata de São João, campanha de educação ambiental sobre os riscos, consequências e medidas de prevenção de incêndios florestais à população de Praia do Forte e demais distritos.

Na ação, a promotora de Justiça e autora do TAC, Renata Soares, destacou que a proteção ambiental é de responsabilidade comum entre os órgãos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.